📍Diante da alta prevalência das complicações cardiovasculares, mesmo no paciente assintomático, estratégias de diagnóstico precoce e de intervenção preventiva e terapêutica foram amplamente debatidas no evento, pois essas alterações podem se
durante o tratamento, meses ou anos após o término da terapia oncológica, sendo representadas por disfunção miocárdica subclínica, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas, pericardites, hipertensão arterial, hipertensão pulmonar, tromboses, valvopatias e isquemia miocárdica.
Dentre as medidas primárias de prevenção cardiovascular, focou-se especialmente nas Antraciclinas, devido ao grande potencial cardiotóxico dessa classe de quimioterápicos. Houve consenso sobre a importância da infusão do Dexrazoxano desde o primeiro ciclo e em todos os pacientes.
🔸No acompanhamento dos sobreviventes, ênfases foram dadas ao manejo dos fatores de risco modificáveis como: estímulo a atividade física durante e após o tratamento oncológico; controle do peso; diagnóstico precoce e manejo da hipertensão arterial, das dislipidemias e do diabetes; medidas anti-tabagismo; aconselhamento quanto à contracepção e acompanhamento da gravidez.
A transição dos cuidados pediátricos para o cardiologista clínico que cuidará do paciente na idade adulta foi profundamente debatida. Equipes multiprofissionais também participaram, como enfermeiras, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos.
👤De modo muito interessante, houve a participação ativa de sobreviventes adultos tratados de câncer na infância ou adolescência, que deram seus testemunhos com relação aos desafios de lidar com a cardiotoxicidade em suas vidas.
Ao final do encontro, todos foram unânimes em reconhecer a importância da interação entre hematologistas, oncologistas e cardio-oncologistas pediátricos, para que juntos possamos proporcionar um tratamento mais eficaz e seguro aos nossos pacientes.
📌 (Dras. Verônica Santos e Fabiana Aragão, cardio oncologistas e integrantes do Comitê de Cardio-Oncologia Pediátrica da SOBOPE)
Comments